6 de agosto de 2014

Atividade população idosa


Por Fabíola Sartori 
e Marieli Camargo 
Bolsistas PIBID Geografia

A atividade fora construída com base no filme '"E se todos vivêssemos juntos''. Expomos este filme com o intuito de mostrar um pouco mais sobre a vida dos idosos, quais são as dificuldades encontradas quando se chega nesta fase da vida. Os processos que ocorre com o corpo, as doenças, a falta de memória, os amigos, o afastamento da família, e a sociedade no geral como os enxerga.  No final da seguinte atividade analisamos junto a eles, quais são os fatos que vemos no filme comparando-os com o que podemos ver na  nossa vida cotidiana, tendo como exemplo fatores como distribuição de renda, descaso com  saúde pública, distribuição de remédios, acessibilidade em ruas, estradas, shoppings e etc, assuntos pertinentes para uma anáilse geográfica abordando o tema ''velhice''.
Pedimos então  para que eles fizessem um resumo de 15 linhas comentando sobre o filme e também sobre  os temas discutidos posterior a atividade.
Observamos que os alunos faziam comparações com os avós e em alguns momentos indagavam certos trechos do filme que as vezes não é comentado em casa. Algo a se pensar, para saber como certos temas podem ser abordados em uma sala de aula. Em suma foi bastante produtivo pois a partir deste momento eles pararam para pensar o que os idosos fazem, se trabalham, estudam, exercitam, se eles são felizes ou só se queixam de dores, de doenças, enfim, saber como vivem os nossos idosos nesses ''tempos modernos''.

Nenhum comentário:

Postar um comentário