7 de maio de 2014

Atividade de Regionalização

                                                                                                                   
Por Natalia Benatti 
Bolsista PIBID Geografia

Dando continuidade ao assunto de Regionalização trabalhado na sala de aula pela professora Edna Carneiro, no Colégio Estadual Simão José Hess, foi elaborada uma atividade para a turma da 701, com o objetivo de fixar e difundir o entendimento da matéria, relacionando as cinco regiões brasileiras, seus respectivos estados, tipos de vegetações, como também noção dos domínios morfoclimaticos.
Na aula anterior foi pedido para que os alunos trouxessem tesoura, cola e imagens de vegetações. No dia da aplicação, a turma foi dividida em cinco grupos, para iniciar foi distribuído para cada grupo partes do mapa do Brasil que deveriam serem reconstruidas, a fim de reconhecer a formação do nosso país. 

Após montar o “quebra-cabeça” os alunos tiveram a seguinte instrução: 
  1- Colorir com cinco cores diferentes as regiões brasileiras definidas pelo IBGE, sul, sudeste, centro-oeste, norte, nordeste; Sem deixar de fazer a legenda.
   2- Diante as imagens recortadas, reconhecer a localização da imagem, o tipo de vegetação e o domínio a que pertence.
    3- Colar no cartaz as imagens, sinalizar a região predominante  e indicar o nome do dominio.
 A realização dos cartazes se desenrolou por algumas aulas, e foi perceptível de inicio a grande dificuldade dos alunos de conseguir relacionar e diferenciar os conceitos de regiões e domínio. A atividade foi significativa para estimular a pesquisa e a leitura, pois os próprios alunos percebendo suas dificuldades buscaram auxílio no livro didático e nos exercícios feitos anteriormente em sala de aula.
 Após finalizar a confecção dos cartazes, cada grupo apresentou para os colegas. Já foi possível ver uma evolução positiva, os alunos apontavam corretamente as regiões, citavam os domínios morfoclimaticos e algumas características básicas. O interesse de um grupo foi até mais além, pesquisaram para sua apresentação informações sobre os impactos ambientais de cada domínio e acrescentaram no seu cartaz. É animador, tanto para os alunos tanto para os professores, ver o entusiasmo e evolução dos alunos após as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário