Por Natalia Benatti
Bolsista PIBID Geografia
Dando continuidade
ao assunto de Regionalização trabalhado na sala de aula pela professora Edna Carneiro, no Colégio Estadual Simão José Hess, foi elaborada uma atividade para a turma da 701, com o
objetivo de fixar e difundir o entendimento da matéria, relacionando as cinco
regiões brasileiras, seus respectivos estados, tipos de vegetações, como também
noção dos domínios morfoclimaticos.
Na aula anterior foi pedido para que os alunos trouxessem tesoura, cola e imagens de vegetações. No dia da aplicação, a turma foi dividida
em cinco grupos, para iniciar foi distribuído para cada grupo partes do mapa do Brasil
que deveriam serem reconstruidas, a fim de reconhecer a formação do
nosso país.
Após montar o “quebra-cabeça” os alunos tiveram a seguinte instrução:
1- Colorir com cinco
cores diferentes as regiões brasileiras definidas pelo IBGE, sul, sudeste,
centro-oeste, norte, nordeste; Sem deixar de fazer a legenda.
2- Diante as imagens recortadas, reconhecer a
localização da imagem, o tipo de vegetação e o domínio a que pertence.
3- Colar no cartaz as imagens, sinalizar a região
predominante e indicar o nome do dominio.
A
realização dos cartazes se desenrolou por algumas aulas, e foi perceptível de
inicio a grande dificuldade dos alunos de conseguir relacionar e diferenciar
os conceitos de regiões e domínio. A atividade foi significativa para estimular
a pesquisa e a leitura, pois os próprios alunos percebendo suas dificuldades buscaram auxílio no livro didático e nos exercícios
feitos anteriormente em sala de aula.
Após finalizar a confecção dos
cartazes, cada grupo apresentou para os colegas. Já foi possível ver uma
evolução positiva, os alunos apontavam corretamente as regiões, citavam os domínios
morfoclimaticos e algumas características básicas. O interesse de um grupo foi até mais
além, pesquisaram para sua apresentação informações sobre os impactos ambientais de cada domínio e acrescentaram
no seu cartaz. É animador, tanto para os alunos tanto para os professores, ver o entusiasmo e evolução dos alunos após as atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário