21 de maio de 2014

Coordenadas Geográficas

Por Camila Besen 
Bolsista PIBID Geografia

Dando início às atividades como bolsista do PIBID no Colégio Estadual José Simão Hess em Florianópolis e adotando o 601 como turma para aplicação de atividades, começamos com uma que serviu para fixação e colocação prática das Coordenadas Geográficas, assunto anteriormente já trabalhado com a turma pela Professora Edna Carneiro.
A atividade foi bem simples e lúdica e teve como base a confecção de um mapa-múndi bem colorido, com os cinco continentes distinguidos por cores. Além disso, foram desenhadas com lápis de cor as latitudes e longitudes, as linhas imaginárias e digitados os nomes dos continentes, das linhas imaginárias e dos oceanos.
A aplicação da atividade em sala se deu da seguinte forma: 
1) Com o auxílio da Professora Edna a turma foi divida em três grandes grupos que competiriam entre si.
2) O mapa foi colado no quadro da sala e começamos por completá-lo com os nomes dos continentes, das linhas imaginárias e dos oceanos. Grupo a grupo levou um representante ao mapa e ao acertar pontuavam.
3) Depois de o mapa estar completo foi dado início ao principal objetivo da atividade: Encontrar as coordenadas dadas a cada grupo e marcar no mapa. Mais uma vez os próprios grupos selecionaram seus representantes e foram marcar as coordenadas que haviam sido dadas. A atividade seguiu bem e terminou empatada.
Durante a aplicação pode-se notar o envolvimento da grande maioria da turma e a preocupação em encontrar e acertar a coordenada geográfica que haviam recebido. Além disso, como a atividade se deu em grupos, houve diálogo e troca de informações para que todos pudessem acertar. Procurar transmitir conhecimento e ao mesmo tempo buscar união e trocas entre os colegas traz sempre resultados maravilhosos para os alunos e para os professores.  

2 comentários:

  1. Camila, adorei a postagem. Espero que seja a primeira de muitas que vamos realizar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz Edna! Com certeza, a primeira de muitas! Obrigada pelo apoio de sempre.

    ResponderExcluir