Por Camila Besen
Bolsista PIBID Geografia
Dando início às atividades como bolsista do
PIBID no Colégio Estadual José Simão Hess em Florianópolis e adotando o 601
como turma para aplicação de atividades, começamos com uma que serviu para
fixação e colocação prática das Coordenadas Geográficas, assunto anteriormente já
trabalhado com a turma pela Professora Edna Carneiro.
A atividade foi bem simples e lúdica e teve
como base a confecção de um mapa-múndi bem colorido, com os cinco continentes
distinguidos por cores. Além disso, foram desenhadas com lápis de cor as
latitudes e longitudes, as linhas imaginárias e digitados os nomes dos
continentes, das linhas imaginárias e dos oceanos.
A aplicação da atividade em sala se deu da
seguinte forma:
1) Com o auxílio da Professora Edna a turma foi divida em três
grandes grupos que competiriam entre si.
2) O mapa foi colado no quadro da sala e
começamos por completá-lo com os nomes dos continentes, das linhas imaginárias
e dos oceanos. Grupo a grupo levou um representante ao mapa e ao acertar
pontuavam.
3) Depois de o mapa estar completo foi dado
início ao principal objetivo da atividade: Encontrar as coordenadas dadas a
cada grupo e marcar no mapa. Mais uma vez os próprios grupos selecionaram seus
representantes e foram marcar as coordenadas que haviam sido dadas. A atividade
seguiu bem e terminou empatada.
Durante a aplicação pode-se notar o
envolvimento da grande maioria da turma e a preocupação em encontrar e acertar
a coordenada geográfica que haviam recebido. Além disso, como a atividade se
deu em grupos, houve diálogo e troca de informações para que todos pudessem
acertar. Procurar transmitir conhecimento e ao mesmo tempo buscar união e
trocas entre os colegas traz sempre resultados maravilhosos para os alunos e
para os professores.
Camila, adorei a postagem. Espero que seja a primeira de muitas que vamos realizar. Parabéns!
ResponderExcluirFico feliz Edna! Com certeza, a primeira de muitas! Obrigada pelo apoio de sempre.
ResponderExcluir